segunda-feira, 5 de maio de 2014

* ATPC Necessidades Educacionais Especiais

ATPC - CICLO II - Necessidades Educacionais Especiais

Nosso ATPC foi enriquecido com a participação da Professora Lílian dos Santos, P.C.N.P da D.E. Leste 3
A expressão necessidades educacionais especiais pode ser utilizada para referir-se a crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender. Está associada, portanto, a dificuldade de aprendizagem, não necessariamente vinculada a deficiência(s).

É uma forma de reconhecer que muitos alunos, sejam ou não portadores de deficiências ou de superdotação, apresentam necessidades educacionais que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas adequadas.

Embora as necessidades especiais na escola sejam amplas e diversificadas, a atual Política Nacional de Educação Especial aponta para uma definição de prioridades no que se refere ao atendimento especializado a ser oferecido na escola para quem dele necessitar. Nessa perspectiva, define como aluno portador de necessidades especiais aquele que "... por apresentar necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio das aprendizagens curriculares correspondentes à sua idade, requer recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas". A classificação desses alunos, para efeito de prioridade no atendimento educacional especializado (preferencialmente na rede regular de ensino), consta da referida Política e dá ênfase a:
  • portadores de deficiência mental, visual, auditiva, física e múltipla;
  • portadores de condutas típicas (problemas de conduta);portadores de superdotação.






Estamos agradecidos pela visita da PCNP Lilian dos Santos, por todo apoio a nossa escola e a formação de nossos professores em ATPC.