quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Experiência de Ciências - Os Microrganismos


Experimento com Microrganismos






Os alunos das sextas séries A e B  fizeram uma “caça aos microrganismos” durante as aulas de Ciências. Microrganismo é o nome dado a todos os organismos compostos por uma única célula e que não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio, como, por exemplo, bactérias e fungos unicelulares. Para entender como o experimento foi realizado, leia a anotação de um relatório. 
“Na aula de Ciências tivemos uma experiência: a professora colocou em potes de plástico, com tampa, uma substância, feita com caldo de carne, água, gelatina incolor e açúcar. Nessa substância,  pegou-se um cotonete e passou dentro da boca e com esse mesmo cotonete, passou em formato de zig zag no pote com a substância gelatinosa. Isso tudo é porque, depois de um tempo, veremos naqueles potes as placas de bactérias que pode conter ali, pois, não podemos ver as bactérias a olho nu e no pote as bactérias vão se reproduzir e serão muitas bactérias juntas e assim vão ficar visíveis.”
Os potes de plásticos com uma substância gelatinosa mencionados pela aluna são os meios de cultura (material nutriente preparado para o crescimento de microrganismo).














































 Passados alguns dias, os alunos tiveram essa resposta!
Em primeiro lugar ficou o meio de cultura correspondente ao chão, onde os alunos puderam verificar o maior crescimento de microrganismos:



E aí, gostou do experimento? Você também pode fazê-lo em casa! As instruções e o procedimento passo-a-passo estão no Caderno do Aluno de Ciências, volume 3, da sexta série/sétimo ano.

Experiência realizada nos dias 08 á 13/08/2014
Professora Rosana Santacatharina.