quinta-feira, 1 de março de 2012

*Planejamento 2012

Um bom planejamento requer ações em três esferas: cada professor precisa definir suas atividades de sala de aula, o coordenador pedagógico deve organizar o planejamento da escola e a rede é responsável por dar as diretrizes gerais para o trabalho.

Diretora: Nasmie A. de Araujo       Vice-diretor : Adilson Pereira

PC Ciclo I : Ivonete
PC Ciclo II: Rosangela
PC Ensino Médio: Marta


Organização
É verdade que um bom planejamento evita problemas posteriores, certamente a primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola: é quando os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) - o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. 
É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar. 


Secretária: Rose
Funcionários da Secretaria
Equipe Docente; Fund I, Fund. II e Ens. Médio




Coordenadora de Pais: Zélia
A equipe em ação.

 Organizar a recepção dos alunos na primeira semana de aula. Os professores já tem  informações sobre as turmas para as quais darão aulas e isso certamente ajudará nas relações que se estabelecerão no início do ano letivo. Com todo o grupo, pensamos nos detalhes que farão com que os alunos se sintam acolhidos e formem (ou fortaleçam) os laços afetivos com a escola - condição importante para que a aprendizagem aconteça.



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

*Chegamos ao final de mais um ano letivo.


A vocês Pais, Avós, Tios e Mestres, que acreditam na plenitude do ser...
O mais profundo respeito e admiração
Pelo dever cumprido e todo incentivo dado
aos nossos jovens em sua formação.
Aos alunos parabéns, por mais uma vitória !!!!
"A vida nada mais é, que uma oportunidade permanente de ousar".
PCPs: Ivonete e Rosangela

sábado, 12 de novembro de 2011

*Práticas Pedagógicas "O menino de pijama listrado"

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as tivéssemos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado. Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem, é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação. Fornecer e favorecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
A melhor forma de obter conhecimento é cerca-se de bons livros.

*Práticas Pedagógicas no ensino de Matemática.

Práticas Pedagógicas Desenvolvimento das práticas pedagógicas nas várias áreas do conhecimento busca envolver os educadores e educando nos desafios de forma prazerosa, tem grande relevância no processo do ensino e aprendizagem dos alunos. Os alunos percebem que é possível aprender de forma recreativa, lúdica e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos propostos e estudados, bem como contribuindo para o aumento da criatividade, trabalho em equipe, senso crítico e investigativo no ensino. As atividades lúdicas é essencialmente, um grande laboratório em que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas e essas experiências produzem conhecimento. Jogos que envolvem - Pega vareta das expressões 5ªséries - 6º ano E. Fundamental II - Profª Beth Ruffo. Este Jogo tem por objetivo contextualuzar a aplicação das expressões com números Naturais de forma a facilitar o entendimento dos alunos na aplicação de parenteses, colchetes e chaves.
>

Labirinto Tendo como objetivo estimular o planejamento de ações, possibilitando a construção de uma atitude positiva perante os erros fornecer a criatividade na elaboração de estratégias de resolução de problemas e busca de soluções. Favorecer cálculos com números racionais expressos na forma decimal, princípios fundamentais da contagem assim como o reconhecimento de figuras geométricas (polígonos) e suas classificações. A participação também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social estimulando o desenvolvimento de suas competências matemática.
Primavera Geométrica
Através do conhecimento geométrico alunos da 6ª série 7º ano Ensino Fundamental II produziram atividades com polígonos, ângulos e simetria.
Parabéns pelo empenho e determinação! Profª Beth Ruffo.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

“Inglês e as práticas pedagógicas.”

5ª série 6º ano do Ensino Fundamental II _ Profª Solange.


“Inglês e as novas tecnologias na sala de aula.”

Possibilidades didáticas para um ensino construtivista, crianças e jovens têm acesso cada vez mais rápido ao computador, à internet, às câmeras digitais, aos mp3, celulares e a outros recursos. Com o avanço tecnológico é necessário um novo olhar para as ferramentas intermediárias do processo de ensino e aprendizagem. Lousa e giz cedem lugar para ambientes virtuais, redes sociais, blogs, etc. No artigo “Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia”, a professora Solange Rosa Rodrigues chamou a atenção com criatividade para as possibilidades dos novos recursos tecnológicos, frisando principalmente as mudanças na relação professor-aluno, tempo-espaço e individualidade-coletividade. Conheçam os vídeos e foto dos anúncios, que os alunos produziram, um trabalho sobre ADVERTISEMENT TV (ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PARA TV/PROPAGANDA). Trabalho desenvolvido pelos alunos do 2ªA - E.M do período da tarde e 5ª série (6º ano) E.F II. Os alunos deram um show de criatividade, determinação e empenho !!! HOUR TV. Produção: 2A Amanda Ramos, Caroline Santos e Vitoria Perazza POCKETPC Produção: 2A Wesley Ferreira TENNIS FOR DANCE Produção: 2A MP CHAPINHA Produção: 2A GLASSES FOR HEAT Produção: 2A TENNIS OF THE FUTURE Produção: 2A CELL SINGLE TICKET Produção: 2A Gilmar Barboza, Isaque Reis e Rubens Pualino Bubber Pen® Produção: 2A Cinthia M., Diego, Jhonathan e Paulo Marcos BALL GLOVES DETECTORS Produção: 2A Gleyce, Gabriela, Vanessa, Jaqueline, Sara e Jéssica. alunos da 5ª D