Democracia na Educação, Educação para a Democracia:
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo está abrindo espaços e discutindo a modernização da gestão democrática nas escolas públicas paulistas. A ideia é unir todos os interessados – estudantes, professores/gestores/servidores, pais/responsáveis e sociedade civil – no esforço coletivo de aperfeiçoamento de Grêmios Estudantis, Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres.
O objetivo do projeto é ampliar a cultura democrática no cotidiano das escolas e de sua comunidade.
Reunião com Pais e comunidade
O primeiro passo foi identificar a percepção da comunidade escolar a respeito da efetividade dos espaços de participação já existentes por meio de um questionário, aplicado em todas as escolas. Esse questionário foi construído a partir do trabalho de Grupos de escuta realizados nas diversas regiões do Estado envolvendo estudantes, familiares, professores, gestores e servidores das escolas.
Estudantes, professores/gestores/servidores, pais/responsáveis e sociedade civil – no esforço coletivo de aperfeiçoamento de Grêmios Estudantis, Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres.
O objetivo do projeto é ampliar a cultura democrática no cotidiano das escolas e de sua comunidade.
Etapa Local
Os encontros Locais, que ocorreu na escola, trará uma visão sobre o que estudantes, professores, gestores, servidores, pais e responsáveis entendem por gestão democrática. Nesta etapa, os resultados do questionário serão divulgados e servirão de subsídios para fomentar os debates com a participação da comunidade escolar.
Reunião dos seguimentos: Professores, Gestores, representantes de sala, Grêmio Estudantil, Funcionários, Pais e Comunidade.
Encontro Preparatório Projeto Gestão Democrática!
Comissão Organizadora Nasmie A. Araujo, Beth Ruffo, Marta Cabral, Ivonete Maria, Rosinete Lopes, Jú Barbosa, Ana Maria, Ana Paula Aparecido, Carlos Alberto Miranda, Ana Lúcia , Kaique Santos,
Ana Alves de Souza (Grêmio Estudantil), presença dos supervisores Eliane Leal e José Antônio.
O projeto tem como objetivo promover o diálogo e a participação das três principais instâncias:
Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Mestres (APM) e Conselho de escola. Visando modernizar a legislação.
"O que concerne à todos deve ser decidido por todos "