PROJETO RODA DE LEITURA
... Quanta gente, quanto sonho, quanta história, quanto invento, quanta arte, quanta vida há dentro do livro. (Ricardo Azevedo) |
Despertar em nossos alunos leitores o desejo de abrir o
livro e viver a cada leitura os sentimentos provocados por uma boa narrativa é
a essência dos espaços, Pátio,
Biblioteca e demais dependências da escola.
Colocar o livro como
possibilidade de encontro para viver as emoções provocadas pelas diversas
formas de se ler é ter o espaço de leitura como um potencializador de magia, de
sedução e de descobertas.
A partir dessas considerações, apresentamos o Projeto
Roda de Leitura e o Cantinho da leitura a fim de seduzir nossos estudantes do Ensino Fundamental, à
leitura dos textos literários e demais suportes de leitura.
Objetivos
- Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Confrontar interpretações;
- Estabelecer relações com outros textos;
- Ampliar os conhecimentos acerca de um determinado autor, utilizando-os como critério de seleção na escolha dos livros a serem lidos/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
- Conhecer diferentes ilustradores e ilustrações, compartilhando o efeito que uma ilustração produz, confrontando interpretações e considerando tais conhecimentos na seleção/indicação de livros;
- Conhecer diferentes coleções, ampliando os conhecimentos acerca das características desse tipo de publicação e utilizando-os como um critério de seleção na escolha dos livros a serem lidos ou em sua indicação.
- Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Confrontar interpretações;
- Estabelecer relações com outros textos;
- Ampliar os conhecimentos acerca de um determinado autor, utilizando-os como critério de seleção na escolha dos livros a serem lidos/recomendados e enriquecendo as possibilidades de antecipações e interpretações;
- Conhecer diferentes ilustradores e ilustrações, compartilhando o efeito que uma ilustração produz, confrontando interpretações e considerando tais conhecimentos na seleção/indicação de livros;
- Conhecer diferentes coleções, ampliando os conhecimentos acerca das características desse tipo de publicação e utilizando-os como um critério de seleção na escolha dos livros a serem lidos ou em sua indicação.
No Pátio da Escola
Essa atividade, ao ser
inserido no cotidiano do aluno, traz em si o potencial de ajudar a construir
uma comunidade de leitores e escritores na escola, em que as crianças tenham
múltiplas oportunidades de explorar novos livros, escolher suas leituras,
apreciar os efeitos que cada uma delas lhes traz, falar sobre essas sensações,
recomendar leituras e analisar as recomendações recebidas dos colegas a fim de
seguir aquelas que parecem mais interessantes, desenvolvendo, ao longo do
processo, gostos e preferências por obras, gêneros e autores.
Na sala de aula
Na Biblioteca
Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica
Se o aluno não for alfabetizado, estimule sua
observação sobre as ilustrações dos livros. Há vários livros infantis com muita
riqueza de imagens. Assim, a leitura visual deve ser encarada como outra
maneira de interpretar a história.
No cantinho da leitura
Proporcionar um ambiente integrador e estimulador em que a criança é o papel principal no desenvolvimento de sua oralidade. |
PC - Fundamental I - Ivonete