Projeto Pedagógico da E. E. JARDIM WILMA FLOR.
1. APRESENTAÇÃO
Consideramos relevante compreender o sentido etimológico do termo
Projeto Político Pedagógico. Projeto vem do latim projicere, que
significa lançar para frente, ou ainda, intento, desígnio, empreendimento. Político
vem do grego antigo politéia, que indicava todo procedimento relativo à polis,
à cidade/estado; por extensão, à sociedade, comunidade, coletividade. Pedagógico,
também do grego antigo, paidós (criança), e agogé (condução). No
decurso do tempo, firmou-se como correlato de educação. Portanto, cabe afirmar
que o que seguirá nas próximas páginas é um intento da comunidade escolar no
sentido de tornar a nossa educação desejável e que contemple as aspirações da
sociedade.
Após reuniões para discussões quanto ao diagnóstico de nossa escola e,
principalmente, qual seria a "escola dos nossos sonhos", percebemos
que todos estão focados nos bons resultados alcançados com e para os alunos.
Cada um avaliou também sua atitude e responsabilidade durante o ano e como é
possível melhorar. Uma das questões mais comentadas diz respeito ao cotidiano,
de como os acontecimentos vão levando a respostas nem sempre refletidas, de
forma que a realidade presente é que nos orienta, quando de fato, é
imprescindível planejar. É óbvio que não escaparemos dos imediatismos,
de acontecimentos que não contemplamos em nossas discussões, por isso o Projeto
deve ser flexível, avaliado sempre e alterado quando necessário.
2. FILOSOFIA
A Escola Estadual Jardim Wilma Flor compreende a educação como processo
permanente de descoberta de competências e habilidades para o ingresso no
ensino superior e a busca da formação integral para o exercício da cidadania.
3. JUSTIFICATIVA
Considerando-se a necessidade de traçar uma linha de ação integradora
que embase todo o processo educativo desenvolvido na Escola, justifica-se a
elaboração do presente projeto.
4. MISSÃO DA ESCOLA
“Oferecer uma educação pautada nos valores éticos, morais, políticos e
sociais, formando assim, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres,
capazes de interagir e transformar a realidade para uma vida digna em
sociedade”
5. PROPOSTA PEDAGÓGICA
A Proposta pedagógica da E.E. Jardim Wilma Flor,
construída com a participação de toda comunidade escolar, está baseada em
princípios de educação integral do indivíduo.
A escola deverá propiciar ao aluno uma formação que
o torne capaz de relacionar a sociedade em que vive com conhecimentos
científicos, sendo capaz de compreender sua realidade, nela interferir e
transformá-la, de forma a buscar melhoria de qualidade de vida para si e para o
seu entorno. Contemplará o desenvolvimento de competências e habilidades que
lhe permita relacionar-se bem em diferentes ambientes sociais, dominar vários
tipos de leitura e formas de expressão predominantes na sociedade, de forma que
seja facilitada sua condição de concorrer no ingresso do mundo do trabalho
formal. Da mesma forma, contemplará a valorização dos indivíduos, desenvolvendo
sua autoestima, levando-os a perceber novas perspectivas de vida que o insira,
de forma definitiva, numa prática cidadã.
6. OBJETIVOS DA ESCOLA
6.1. OBJETIVO GERAL DA ESCOLA
Promover
a formação necessária para o exercício da cidadania, por meio do
desenvolvimento da capacidade cognitiva, afetiva, física, ética, estética e de
atuação e inserção social.
6.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
De acordo com os princípios da
Proposta Pedagógica, os principais objetivos da Unidade Escolar são:
Ø A manutenção do aluno na escola,
garantindo sua permanência com qualidade, através do compartilhamento entre o
aluno, a família, a escola e a comunidade;
Ø As responsabilidades e
compromissos no processo de formação e construção do conhecimento dos alunos;
Ø Formar o indivíduo para
compreender a cidadania como participação social e política, assim como
exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no
dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças,
respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Ø Posicionar-se de maneira crítica,
responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o
diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
Ø Conhecer e valorizar a
pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos
socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer
discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de
sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
Ø Perceber-se integrante,
dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e
as interpretações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio
ambiente;
Ø Conhecer o próprio corpo e dele
cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos
da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à
saúde coletiva;
Ø Utilizar diferentes linguagens -
verbais, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para
produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir as
produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes
intenções e situações de comunicação;
Ø Saber utilizar diferentes fontes
de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
Ø Questionar a realidade,
formulando problemas e buscando alternativas de solução, utilizando para isso o
pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica,
selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
Ø Assegurar o cumprimento das
normas gerais da Educação nacional e as especificações estabelecidas pela
Secretaria de Estado da Educação, observadas as peculiaridades da comunidade
escolar;
Ø Garantir:
ü Igualdade de condições de acesso
e permanência na escola;
ü Liberdade de aprender, ensinar,
pesquisar, divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
ü Pluralismo de idéias e concepção
pedagógicas;
ü Valorização e respeito ao
profissional da educação escolar por parte da comunidade;
ü Pluralismo de formas de trabalho
escolar que visem a melhoria do padrão de qualidade e possibilidade do aluno
ter acesso aos níveis mais avançados de ensino.
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