....
* Projeto Paulista Instituto Fernand Braudel
Modelo Educacional de Nova York.

Dez escolas estaduais, localizadas nas periferias de São Paulo, experimentarão o modelo educacional de Nova York, nos Estados Unidos. A novidade é resultado de parceria entre a Secretaria da Educação e a Fundação Itaú Social, que firmaram acordo para, a partir deste ano, instalar projeto-piloto com destaque em gestão educacional.

A iniciativa será desenvolvida em dez escolas da Diretoria de Ensino Leste 3.
Inspirado na experiência inovadora da reforma escolar de Nova York – cidade que, como São Paulo, administra o maior sistema escolar do país – o modelo pretende dar um salto de qualidade na aprendizagem dos estudantes, num prazo de três anos.
A reforma de Nova York vem sendo executada, desde 2001, pelo prefeito Michael Bloomberg e já obteve resultados positivos. Investe em gestão, formação dos professores, monitoramento do rendimento escolar dos alunos e envolvimento dos pais. Também conta com o apoio do setor privado, não apenas com suporte financeiro, mas com envolvimento no planejamento e liderança.
Reforma escolar – A realização técnica do projeto paulista estará sob a responsabilidade do Instituto Fernand Braudel, com acompanhamento técnico da Fundação Itaú Social.

Contratada uma equipe com dois especialistas em Língua Portuguesa e dois em Matemática para acompanhar o cotidiano das escolas envolvidas e reforçar o trabalho do professor-coordenador. Essas disciplinas foram escolhidas porque são consideradas pontos críticos no processo de aprendizagem dos alunos.
Com o apoio de uma coordenadora de pais, cuja tarefa será realizar ações para aproximar as famílias da escola e envolvê-las no processo de aprendizagem dos estudantes. O projeto-piloto passará por avaliação contínua, acompanhando a frequência de professores e alunos, a rotatividade e absenteísmo dos professores, o número de incidentes de indisciplina e violência dentro da escola e a percepção de alunos, pais, professores e diretores sobre o ambiente escolar.
Haverá entrevistas com pais dos alunos das escolas participantes; distribuição de questionários para os jovens; criação de grupo focal com professores, que terão questionários para responder; e registro escolar de frequência, faltas e licenças de professores. Além disso, será feita a avaliação de impacto econômico deste projeto-piloto, para verificar seu retorno social.
Copyright © 2009 Governo do Estado de São Paulo.
- Todos os direitos reservados.
Atividades de Matemática, reforçando e incentivando os alunos com jogos interativos.
Tutora: Profª Claudia
Material Dourado
Alunos 5ªA e 5ªB.

Corrida das quatro operações.
5ªA - Profª Beth

Nenhum comentário:
Postar um comentário