
sexta-feira, 20 de março de 2009
* IDESP - Metas da escola cumprida em 2008.

sexta-feira, 6 de março de 2009
* Projeto em ação - Instituto Fernand Braudel.









terça-feira, 3 de março de 2009
* Projetos em ação - Leitura

-Indicação para as 5ª séries
Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato.
-Indicação para as 6ª séries
Memórias inventadas - As infâncias de Manuel de Barros.
-Indicação para as 7ª séries
Capitães de areia - Jorge Amado.
-Indicação para as 8ª séries
Olhai os lírios do campo - Erico Veríssimo.
-Indicação para os 1º Anos - Ensino Médio
Clássicos - Dom Casmurro - Machado de Assis.
-Indicação para os 2º Anos - Ensino Médio
Clássicos - Quincas Borba - Machado de Assis.
-Indicação para os 3º Anos - Ensino Médio
Clássicos - Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis.
Embarquem agora, nesta viagem !!!
Ler é essencial.
Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas idéias, novas pessoas. Eventualmente, conheceremos melhor o mundo através da leitura e um pouco melhor de nós.
Ler é estimulante... Tal como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, melancólicos, assustadores, e por vezes, complicados.
Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. Os livros colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas, em situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que encontrássemos, os livros ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar.
Nada desenvolve mais a capacidade verbal, intelectual e o raciocínio lógico que a leitura de livros.
Na escola aprendemos gramáticas e vocabulário, contudo, essa aprendizagem nada é comparada com o que se pode absorver de forma natural e sem custos, através da leitura regular de livros.
Alguns livros são simplesmente melhores que outros, alguns autores vêem com mais profundidade o interior dos personagens, e descrevem o que eles vêem e sentem de uma forma mais real e efetiva.
Algumas obras podem exigir mais dos leitores: consciência das coisas implicadas em vez de meramente descritas, sensibilidade às nuances da linguagem, paciência com situações ambíguas e personagens complicados, vontade de pensar mais profundamente sobre determinados assuntos. Mas esse esforço vale a pena, pois estes autores podem proporcionar-nos aventuras que ficam na nossa memória para toda a vida.
Todo o leitor tem a sua abordagem individual, mas o melhor método, sem dúvida, para extrair o máximo de um livro é criar vínculos de ler sempre.
Boa leitura.