segunda-feira, 26 de maio de 2014

*Ateliê Wilma Flor

Empenhados na confecção das roupas para o Projeto Copa Junina, professores e alunos dedicam-se na confecção das roupas que serão utilizadas no projeto.

"Dentro do contexto escolar, hoje vivemos em uma escola nova, aquela que ensina e também aprende".
Profª Izabel






Profª Izabel, Prof. Laércio, Profª Adriana.











Professora Izabel Cristina A.S. Prates, lidera os trabalhos com empenho e muita dedicação do corpo discente e docente.






Professora Izabel Cristina S. Prates - Professora Inglês e Língua Portuguesa.





terça-feira, 13 de maio de 2014

*CULTURA E CURRÍCULO - CENTRO DA CULTURA JUDAICA

CONHEÇA A HISTÓRIA DO POVO JUDEU

Judaísmo (em hebraico יהדות) é o nome dado à religião do povo judeu, a mais antiga das três principais religiões monoteístas (as outras duas são o cristianismo e o islamismo).

Surgido da religião mosaica, o judaísmo, apesar de suas ramificações, defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras religiões: a crença monoteísta em YHWH (às vezes chamado Adonai ("Meu Senhor"), ou ainda HaShem ("O Nome") - como criador e Deus e a eleição de Israel como povo escolhido para receber a revelação da Torá que seriam os mandamentos deste Deus. Dentro da visão judaica do mundo,Deus é um criador ativo no universo e que influencia a sociedade humana, na qual o judeu é aquele que pertence a uma linhagem com um pacto eterno com este Deus.

Há diversas tradições e doutrinas dentro do judaísmo, criadas e desenvolvidas conforme o tempo e os eventos históricos sobre a comunidade judaica, os quais são seguidos em maior ou em menor grau pelas diversas ramificações judaicas conforme sua interpretação do judaísmo. Entre as mais conhecidas encontra-se o uso de objetos religiosos como o quipá, costumes alimentares e culturais como cashrut, brit milá e peiot ou o uso do hebraico como língua litúrgica.

Ao contrário do que possa parecer, um judeu não precisa seguir necessariamente o judaísmo ainda que o judaísmo só possa ser necessariamente praticado por judeus. Hoje o judaísmo é praticado por cerca de treze milhões de pessoas em todo o mundo. Da mesma forma, o judaísmo não é uma religião de conversão, efetivamente respeita a pluralidade religiosa desde que tal não venha a ferir os mandamentos do judaísmo. Alguns ramos do judaísmo defendem que no período messiânico todos os povos reconhecerão YHWH como único Deus e submeter-se-ão à Torá.


http://www.culturajudaica.org.br/