sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

*Primeiro dia de aula 2014



A Escola Wilma Flor, preparou uma recepção especial para receber os alunos no primeiro dia de aula de 2014. 
O ano letivo começa na segunda-feira, dia 27 de janeiro, e cada nível educacional organizou atividades apropriadas para seus alunos.

No Ensino Fundamental I as crianças serão recebidas pelos professores  em um momento de descontração, atividades recreativas ajudando promover a interação e fazer com que todos se sintam acolhidos e à vontade com o ambiente e novos amigos.

O Ensino Fundamental II - As turmas e participarão de dinâmicas e atividades de socialização. 
Os 6º ano, que entram em uma fase diferente da anterior, com mais autonomia e número maior de professores. 

O Ensino Médio serão apresentados aos seus professores e colegas de turma e participarão de dinâmicas e atividades de socialização.



*Projeto Pedagógico da E. E. JARDIM WILMA FLOR.


Projeto Pedagógico da  E. E. JARDIM WILMA FLOR.


1. APRESENTAÇÃO
                                            
Consideramos relevante compreender o sentido etimológico do termo Projeto Político Pedagógico. Projeto vem do latim projicere, que significa lançar para frente, ou ainda, intento, desígnio, empreendimento. Político vem do grego antigo politéia, que indicava todo procedimento relativo à polis, à cidade/estado; por extensão, à sociedade, comunidade, coletividade. Pedagógico, também do grego antigo, paidós (criança), e agogé (condução). No decurso do tempo, firmou-se como correlato de educação. Portanto, cabe afirmar que o que seguirá nas próximas páginas é um intento da comunidade escolar no sentido de tornar a nossa educação desejável e que contemple as aspirações da sociedade.

Após reuniões para discussões quanto ao diagnóstico de nossa escola e, principalmente, qual seria a "escola dos nossos sonhos", percebemos que todos estão focados nos bons resultados alcançados com e para os alunos. Cada um avaliou também sua atitude e responsabilidade durante o ano e como é possível melhorar. Uma das questões mais comentadas diz respeito ao cotidiano, de como os acontecimentos vão levando a respostas nem sempre refletidas, de forma que a realidade presente é que nos orienta, quando de fato, é imprescindível planejar. É óbvio que não escaparemos dos imediatismos, de acontecimentos que não contemplamos em nossas discussões, por isso o Projeto deve ser flexível, avaliado sempre e alterado quando necessário.

2. FILOSOFIA

A Escola Estadual Jardim Wilma Flor compreende a educação como processo permanente de descoberta de competências e habilidades para o ingresso no ensino superior e a busca da formação integral para o exercício da cidadania.

3. JUSTIFICATIVA

Considerando-se a necessidade de traçar uma linha de ação integradora que embase todo o processo educativo desenvolvido na Escola, justifica-se a elaboração do presente projeto.

4. MISSÃO DA ESCOLA

“Oferecer uma educação pautada nos valores éticos, morais, políticos e sociais, formando assim, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de interagir e transformar a realidade para uma vida digna em sociedade”

5. PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Proposta pedagógica da E.E. Jardim Wilma Flor, construída com a participação de toda comunidade escolar, está baseada em princípios de educação integral do indivíduo.
A escola deverá propiciar ao aluno uma formação que o torne capaz de relacionar a sociedade em que vive com conhecimentos científicos, sendo capaz de compreender sua realidade, nela interferir e transformá-la, de forma a buscar melhoria de qualidade de vida para si e para o seu entorno. Contemplará o desenvolvimento de competências e habilidades que lhe permita relacionar-se bem em diferentes ambientes sociais, dominar vários tipos de leitura e formas de expressão predominantes na sociedade, de forma que seja facilitada sua condição de concorrer no ingresso do mundo do trabalho formal. Da mesma forma, contemplará a valorização dos indivíduos, desenvolvendo sua autoestima, levando-os a perceber novas perspectivas de vida que o insira, de forma definitiva, numa prática cidadã.




6. OBJETIVOS DA ESCOLA

6.1. OBJETIVO GERAL DA ESCOLA

Promover a formação necessária para o exercício da cidadania, por meio do desenvolvimento da capacidade cognitiva, afetiva, física, ética, estética e de atuação e inserção social.

6.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

De acordo com os princípios da Proposta Pedagógica, os principais objetivos da Unidade Escolar são:
Ø  A manutenção do aluno na escola, garantindo sua permanência com qualidade, através do compartilhamento entre o aluno, a família, a escola e a comunidade;
Ø  As responsabilidades e compromissos no processo de formação e construção do conhecimento dos alunos;
Ø  Formar o indivíduo para compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Ø  Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
Ø  Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
Ø  Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interpretações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
Ø  Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
Ø  Utilizar diferentes linguagens - verbais, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir as produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
Ø  Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
Ø  Questionar a realidade, formulando problemas e buscando alternativas de solução, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
Ø  Assegurar o cumprimento das normas gerais da Educação nacional e as especificações estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação, observadas as peculiaridades da comunidade escolar;
Ø  Garantir:
ü  Igualdade de condições de acesso e permanência na escola;
ü  Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
ü  Pluralismo de idéias e concepção pedagógicas;
ü  Valorização e respeito ao profissional da educação escolar por parte da comunidade;
ü  Pluralismo de formas de trabalho escolar que visem a melhoria do padrão de qualidade e possibilidade do aluno ter acesso aos níveis mais avançados de ensino.