sexta-feira, 20 de março de 2009

* IDESP - Metas da escola cumprida em 2008.

*IDESP - Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo - é o indicador que avalia a qualidade das escolas estaduais paulistas em cada ciclo escolar e permite fixar metas anuais para o aprimoramento da qualidade da educação no Estado de São Paulo. Assim o IDESP norteiam o trabalho da equipe escolar com o apoio da Secretaria da Educação. Aos alunos, ex-alunos, professores, equipe gestora, funcionários, pais e toda a comunidade da E.E. Jardim Wilma Flor. A equipe escolar parabeniza a todos por terem ultrapassado a meta do IDESP-de 2.008.
De olho nas novas metas para 2009.

sexta-feira, 6 de março de 2009

* Projeto em ação - Instituto Fernand Braudel.

.... * Projeto Paulista Instituto Fernand Braudel Modelo Educacional de Nova York. Dez escolas estaduais, localizadas nas periferias de São Paulo, experimentarão o modelo educacional de Nova York, nos Estados Unidos. A novidade é resultado de parceria entre a Secretaria da Educação e a Fundação Itaú Social, que firmaram acordo para, a partir deste ano, instalar projeto-piloto com destaque em gestão educacional. A iniciativa será desenvolvida em dez escolas da Diretoria de Ensino Leste 3. Inspirado na experiência inovadora da reforma escolar de Nova York – cidade que, como São Paulo, administra o maior sistema escolar do país – o modelo pretende dar um salto de qualidade na aprendizagem dos estudantes, num prazo de três anos. A reforma de Nova York vem sendo executada, desde 2001, pelo prefeito Michael Bloomberg e já obteve resultados positivos. Investe em gestão, formação dos professores, monitoramento do rendimento escolar dos alunos e envolvimento dos pais. Também conta com o apoio do setor privado, não apenas com suporte financeiro, mas com envolvimento no planejamento e liderança. Reforma escolar – A realização técnica do projeto paulista estará sob a responsabilidade do Instituto Fernand Braudel, com acompanhamento técnico da Fundação Itaú Social. Contratada uma equipe com dois especialistas em Língua Portuguesa e dois em Matemática para acompanhar o cotidiano das escolas envolvidas e reforçar o trabalho do professor-coordenador. Essas disciplinas foram escolhidas porque são consideradas pontos críticos no processo de aprendizagem dos alunos. Com o apoio de uma coordenadora de pais, cuja tarefa será realizar ações para aproximar as famílias da escola e envolvê-las no processo de aprendizagem dos estudantes. O projeto-piloto passará por avaliação contínua, acompanhando a frequência de professores e alunos, a rotatividade e absenteísmo dos professores, o número de incidentes de indisciplina e violência dentro da escola e a percepção de alunos, pais, professores e diretores sobre o ambiente escolar. Haverá entrevistas com pais dos alunos das escolas participantes; distribuição de questionários para os jovens; criação de grupo focal com professores, que terão questionários para responder; e registro escolar de frequência, faltas e licenças de professores. Além disso, será feita a avaliação de impacto econômico deste projeto-piloto, para verificar seu retorno social. Copyright © 2009 Governo do Estado de São Paulo. - Todos os direitos reservados. Atividades de Matemática, reforçando e incentivando os alunos com jogos interativos. Tutora: Profª Claudia Material Dourado Alunos 5ªA e 5ªB. Corrida das quatro operações. 5ªA - Profª Beth

terça-feira, 3 de março de 2009

* Projetos em ação - Leitura

* Projeto Leitura Indicações de leituras para o 1ºsemestre de 2009. -Ensino Fundamental II - (Manhã e Tarde) -Ensino Médio - (Tarde e Noite) *Primeira etapa do projeto: O projeto tem caráter interdisciplinar. Nesta etapa, os alunos devem dedicar-se a leitura dos livros indicados a cada série para Avaliação escrita, que se realizara em Junho de 2009. *Segunda etapa do projeto: Apresentação do projeto: Mediante sorteio, os grupos retratará a leitura do livro através de: Teatro, Música, Telas, etc.. Clique aqui para mais Glitters Gifs Animados

-Indicação para as 5ª séries Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato. -Indicação para as 6ª séries Memórias inventadas - As infâncias de Manuel de Barros. -Indicação para as 7ª séries Capitães de areia - Jorge Amado. -Indicação para as 8ª séries Olhai os lírios do campo - Erico Veríssimo. -Indicação para os 1º Anos - Ensino Médio Clássicos - Dom Casmurro - Machado de Assis. -Indicação para os 2º Anos - Ensino Médio Clássicos - Quincas Borba - Machado de Assis. -Indicação para os 3º Anos - Ensino Médio Clássicos - Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis. Embarquem agora, nesta viagem !!! Ler é essencial. Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas idéias, novas pessoas. Eventualmente, conheceremos melhor o mundo através da leitura e um pouco melhor de nós. Ler é estimulante... Tal como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, melancólicos, assustadores, e por vezes, complicados. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. Os livros colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas, em situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que encontrássemos, os livros ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar. Nada desenvolve mais a capacidade verbal, intelectual e o raciocínio lógico que a leitura de livros. Na escola aprendemos gramáticas e vocabulário, contudo, essa aprendizagem nada é comparada com o que se pode absorver de forma natural e sem custos, através da leitura regular de livros. Alguns livros são simplesmente melhores que outros, alguns autores vêem com mais profundidade o interior dos personagens, e descrevem o que eles vêem e sentem de uma forma mais real e efetiva. Algumas obras podem exigir mais dos leitores: consciência das coisas implicadas em vez de meramente descritas, sensibilidade às nuances da linguagem, paciência com situações ambíguas e personagens complicados, vontade de pensar mais profundamente sobre determinados assuntos. Mas esse esforço vale a pena, pois estes autores podem proporcionar-nos aventuras que ficam na nossa memória para toda a vida. Todo o leitor tem a sua abordagem individual, mas o melhor método, sem dúvida, para extrair o máximo de um livro é criar vínculos de ler sempre. Boa leitura.